Todos
Laser Íntimo
A região íntima, assim como todas as partes do corpo, também é afetada pelos efeitos do processo de envelhecimento. Com o passar do tempo, principalmente depois da menopausa, muitas pacientes sofrem com a atrofia vaginal, cujos sintomas podem incluir ressecamento, perda de urina, fissuras, dor nas relações sexuais e muitas outras queixas que afetam o bem-estar e autoestima da mulher.
Na Clínica Dra. Fernanda Castilhos, prezamos pela segurança e conforto da mulher. Por isso, buscamos sempre alternativas que não sejam tão invasivas e causem o menor desconforto possível, como a tecnologia a laser. Abaixo, você conhece um pouquinho mais do equipamento abordado em nossos atendimentos: o laser íntimo MonaLisa Touch®.
Conheça o laser íntimo MonaLisa Touch®
O MonaLisa Touch® é uma plataforma de laser, que foi desenvolvida exclusivamente para tratar queixas relacionadas ao bem-estar íntimo da mulher, de maneira minimamente invasiva, tanto de forma externa, na região da vulva, quanto interna, na vagina.
A tecnologia, desenvolvida pelo laboratório italiano DEKA, é muito utilizada nos tratamentos de ginecologia regenerativa. Ela visa amenizar não só desconfortos funcionais, como a perda indesejada de urina, mas também queixas relacionadas à autoestima, como a hipertrofia dos pequenos lábios e a flacidez vulvar. Além disso, também é indicada para a recuperação do equilíbrio da mucosa genital, em outras palavras, visa o aumento da espessura, elasticidade e firmeza da mucosa.
Desenvolvido para oferecer um tratamento de qualidade a todas as pacientes, o MonaLisa Touch® é equipado com diferentes tipos de ponteiras, que possibilitam atender cada mulher de forma personalizada e exclusiva, se adaptando conforme a anatomia e necessidade clínica de cada uma.
Como funciona?
O tratamento com laser de CO2 é realizado através de feixes fracionados de luz, que são emitidos por uma ponteira adaptada para tratar o canal vaginal. Seu uso é recomendado para estimular a produção de colágeno e, consequentemente, promover a regeneração e reconstrução da mucosa vaginal.
Através de seus disparos, o laser visa melhorar a elasticidade, tonicidade e firmeza da pele e da mucosa, fazendo com que, através da regeneração e recuperação dos tecidos, ela passe a reter água e promova uma melhora na sua hidratação e nutrição.
Quando o laser íntimo é indicado?
O laser íntimo de CO2 é indicado para tratar problemas que causam desconforto e afetam a autoestima e qualidade de vida sexual da mulher, tais quais:
– Atrofia e flacidez vaginal;
– Quadros de incontinência urinária;
– Dor durante a relação sexual;
– Vaginite atrófica associada à lactação.
Seu amplo leque de indicações também abrange sintomas decorrentes da Síndrome Urogenital, como o ressecamento vaginal, fissuras, sensação de ardência após a relação sexual, perda de urina, coceira e outros desconfortos. Sintomas que costumam afetar muitas mulheres após a menopausa.
Além disso, em alguns casos, o laser íntimo pode substituir cirurgias genitais, como a correção da hipertrofia de pequenos lábios, por exemplo. O laser também é muito indicado para tratar queixas que interferem na vida a dois e no prazer sexual feminino, visando melhorar a lubrificação, excitação e capacidade de chegar ao orgasmo e satisfação.
Laser íntimo: quantas sessões são necessárias
Para tratar as queixas vulvovaginais com o laser de CO2 fracionado, é recomendada a realização de 3 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas.
Em grande parte dos casos, a melhora de sintomas como, coceira, ardência, flacidez e dor durante a relação sexual, costuma ser perceptível após a segunda sessão do tratamento. Após a terceira sessão, essa melhora tende a ser potencializada.
Qualidade de vida e bem-estar da mulher
Muitas mulheres aceitam os sintomas, principalmente os da Síndrome Urogenital, como parte da menopausa. Contudo, sentir-se mal e desconfortável no próprio corpo não deve (nunca) ser considerado normal. Por isso, não se acostume com os incômodos.
Busque auxílio médico com profissionais que te passam segurança e confiança para tratar tudo que afeta a sua autoestima. Afinal, cuidar da nossa imagem e ter uma boa relação com ela é essencial para encontrar o equilíbrio entre a saúde e o bem-estar físico e mental.
Lembre-se também, que a qualidade de vida sexual é considerada, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), essencial para a qualidade de vida, então não a deixe de lado. Cuide de você e do que te faz bem.