Todos
Implanon
Conhecido como chip anticoncepcional, implante anticoncepcional ou simplesmente Implanon, esse é um método reversível de contracepção e funciona de forma semelhante ao DIU, pílula injetável e adesivos. Ele tem se tornado cada vez mais popular entre as mulheres devido à sua eficácia, que é de apenas 0,05% de risco para falha – superando até as técnicas irreversíveis, como a laqueadura.
Tire as suas principais dúvidas sobre o Implanon a seguir!
Implanon: o que é e como funciona
Implanon é um implante contraceptivo subdérmico, com efeito anticoncepcional de até três anos. Ele libera quantidades menores de hormônios do que a pílula, mas, ainda assim, é um método mais seguro para evitar uma gravidez indesejada.
O Implanon se apresenta na forma de um pequeno bastão, com aproximadamente 2 mm de diâmetro e 4 cm de comprimento, bem parecido com o tamanho de um palito de fósforo. Ele é aplicado sob a pele e, logo após o implante, começa a liberar continuamente um hormônio chamado de etonogestrel (substância sintética, semelhante à progesterona). Com isso, inibe a ovulação e altera o muco cervical, que se torna mais espesso, impedindo a passagem de espermatozoides.
É importante ressaltar que esse é o único implante desse tipo aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilização no Brasil.
Como o chip anticoncepcional é colocado?
O Implanon não pode ser colocado pela própria paciente, e sim pela médica ginecologista no consultório médico. Antes de realizar o procedimento, são solicitados alguns exames para verificar a saúde e atestar se a mulher está apta para utilizar o implante.
Em caso de aptidão, a paciente retorna ao consultório, preferencialmente entre o primeiro e o quinto dia da menstruação (nesse período o contraceptivo se mostra mais eficiente). O implante é feito com anestesia local, impedindo que a paciente sofra com qualquer desconforto.
A seguir, o Implanon é colocado no antebraço com o auxílio de um aplicador especial. Para evitar hematomas, a ginecologista pode fazer um curativo na forma de faixa e que pode ser removido após algumas horas.
Todo o processo é feito em aproximadamente 15 minutos e a paciente já pode retornar às atividades normais logo depois da consulta. A cicatriz resultante é bastante discreta, e não são necessários cuidados especiais na região, apenas lavar o braço normalmente, com água e sabonete.
Depois disso, é normal que a paciente sinta o Implanon quando tocar o antebraço e, caso ela perceba alguma alteração estranha, é preciso que procure sua médica.
Indicação
O Implanon pode ser utilizado por mulheres das mais diversas faixas etárias, desde que em idade reprodutiva – incluindo adolescentes. Conheça as principais indicações desse anticoncepcional:
- Redução do fluxo menstrual e da cólica;
- Método contraceptivo para pacientes com endometriose;
- Alternativa para mulheres que têm restrição ao uso do estrogênio;
- Diminuição da tensão pré-menstrual, amenizando os sintomas associados.
Mulheres que passaram por uma gestação recente e/ou estão em fase de lactação, precisam aguardar a passagem do puerpério (60 dias de pós-parto). Depois desse período, o Implanon pode ser aplicado normalmente, porque não altera o leite materno.
Efeitos colaterais
Diferente de outros métodos anticoncepcionais, o Implanon não possui estrogênio, por isso causa menos riscos de efeitos colaterais, como a trombose, por exemplo. Ele pode apresentar leves sinais durante o período de adaptação ao contraceptivo, que não leva mais do que seis meses. Os efeitos incluem raras aparições de acne, retenção de líquido, irregularidade menstrual entre outros.
Caso a paciente não se adapte ao Implanon ou queira engravidar, é possível removê-lo com um procedimento simples, feito no consultório da ginecologista.
Assista ao vídeo e esclareça suas dúvidas
Implanon em Caxias do Sul
Se você procura um método contraceptivo seguro e eficaz, o Implanon é uma ótima opção. Aqui no consultório da Dra. Fernanda Castilhos, realizamos o implante deste e outros contraceptivos. Entre em contato conosco e agende a sua consulta!