Todos
Histerectomia
A histerectomia nada mais é que o procedimento de retirada do útero que pode ser feita por técnica de videolaparoscopia ou convencional. Por conta disso, essa cirurgia pode ser classificada como minimamente invasiva, já que a técnica laparoscópica se destaca dessa maneira!
Para quem é recomendada a histerectomia?
Normalmente, a histerectomia é indicada para as mulheres com problemas que afetam a região pélvica. Alguns exemplos dos problemas tratados por meio da histerectomia são:
- Câncer de colo do útero;
- Miomas;
- Adenomiose;
- Sangramentos uterinos;
- Endometriose;
- Prolapso uterino.
Pré-operatório da histerectomia
O procedimento já começa pelo pré-operatório, onde o médico faz um levantamento de histórico médico e comorbidades da paciente, já que isso pode influenciar no procedimento.
Também é colocado um cateter urinário na paciente, que serve para evitar a interferência do tamanho da bexiga na realização da cirurgia.
A realização da histerectomia
Existem três técnicas diferentes para a realização de histerectomia:
- Histerectomia abdominal: acontece através de incisão na parte inferior do abdômen;
- Histerectomia vaginal: é realizada com incisão por dentro da vagina;
- Histerectomia laparoscópica ou robótica: é considerada a menos invasiva, sendo realizada por meio de várias pequenas incisões no abdômen.
A técnica preferida e utilizada pela Dra. Fernanda Castilhos é a laparoscópica, justamente por ser considerada a menos invasiva e mais confortável para as pacientes.
Pós-operatório da histerectomia
O menor tempo de recuperação da histerectomia é alcançado com a técnica laparoscópica.
Nesse caso, a paciente costuma ter alta do hospital após um ou dois dias de internação hospitalar. Isso pode ser alterado em caso de complicação ou comorbidade da paciente.
Após a histerectomia, deve ser marcada uma consulta ginecológica que, por sua vez, deve acontecer de 2 a 3 semanas após a cirurgia.
Além disso, há a indicação de repouso à paciente, que deve evitar levantamentos e esforços pesados durante o momento de cicatrização. Geralmente, a volta às atividade diárias normais acontece de 2 a 4 semanas após o procedimento.
Já o descanso pélvico com a ausência de relações e utilização de tampões depende do tipo de cirurgia realizada. Se for a histerectomia total, é de 3 a 4 semanas. Em caso de remoção total, o tempo aumenta para 6 a 8 semanas.
Histerectomia com Dra. Fernanda Castilhos
A qualidade de todo procedimento médico, incluindo a histerectomia, depende do entendimento do procedimento e, claro, da conexão entre paciente e profissional. Por isso, opte por ginecologista de sua confiança no momento de realizar um procedimento como esse.
Na Clínica Dra. Fernanda Castilhos, localizada em Caxias do Sul, você encontra o cuidado de uma profissional que está focada no oferecimento de um atendimento humanizado às pacientes. Clique aqui, marque uma consulta e saiba mais sobre o procedimento de histerectomia!