Todos
Parto humanizado
É comum que, ao pensar em parto humanizado, muitas pessoas associem com um momento em que o nascimento ocorre em um ambiente mais íntimo, como em casa ou em uma banheira. Mas a realidade é que o termo procura trazer ainda mais humanidade a esse momento tão especial, focando na assistência e apoio que a mulher recebe ao longo de todas as etapas da gravidez. Saiba mais!
O que é o parto humanizado?
O parto humanizado não diz respeito à maneira pela qual o parto é realizado. Ele trata de um processo em que o respeito impera, deixando a ação natural da gravidez ditar o ritmo das ações e procurando realizar intervenções médicas apenas nos momentos necessários.
Esse conceito busca possibilitar que a mulher assuma ainda mais o papel de protagonista da gestação, respeitando os desejos da mesma sem desconsiderar jamais a qualidade de vida, bem-estar e saúde de mãe e do bebê.
Como funciona o parto humanizado
Esse tipo de procedimento e acompanhamento é baseado em três pilares fundamentais:
I. Fomentar o protagonismo do parto à mãe.
II. Observar os aspectos gerais que envolvem a gestação (social, biológico, cultural e emocional).
III. Utilizar conhecimentos médicos como base para auxílio.
Construído em cima destes pilares, o parto humanizado tem como princípio um processo que começa ainda durante o exame pré-natal e dura até o final da gravidez. As possibilidades que esse processo obstétrico pode trazer à mãe são diversas, como, por exemplo, a escolha sobre onde o parto irá acontecer, a iluminação do local, a posição na qual deseja ter o filho etc.
O papel do médico aqui é de dar o acompanhamento devido à gestante, de forma a reduzir dores e desconfortos, visando fornecer opções que tornem o processo mais tranquilo e fácil. Afinal, esse é um momento especial em que a mulher necessita de amparo e cooperação de todos os envolvidos.
A humanização também pode ser praticada na cesariana?
A cesárea é um recurso que, em certas situações, pode ser determinante no momento do parto. Ainda que seja uma alternativa ao parto normal, a cesárea pode ser humanizada, uma vez que o conceito também pode ser aplicado.
Para esse fim, é indicado que a cesárea seja realizada nos casos em que seja realmente necessária. Além disso, ao ouvir as necessidades da mulher e prestar informações e esclarecimentos referentes ao procedimento, tornando a experiência mais acolhedora, a cesárea se torna, de certa forma, mais humanizada.
As vantagens do parto humanizado
Realizar o parto humanizado pode ser uma forma de trazer diversas vantagens à mãe e ao bebê, tanto durante a gravidez quanto após o nascimento. Além dos aspectos de apoio e segurança durante o processo, as vantagens que esse procedimento pode trazer incluem:
- Diminuição de quadros depressivos pós-parto: o parto, assim como toda gestação, coloca a mulher em uma posição de muitas experiências, muitas das quais envolvem dores e desconfortos. O acompanhamento durante todo o processo pode ser elemento-chave para tornar a experiência menos traumática e mais tranquila.
- Menos estresse à criança: a experiência do parto também gera efeitos no bebê, que tende a demonstrar sinais de “estresse” nos primeiros momentos de vida. Não obstante, ele é retirado da mãe e está em um ambiente novo, com ruídos e luzes desconhecidas. Com o parto humanizado, há a possibilidade de conseguir controlar esses elementos, tornando a recepção do recém-nascido mais confortável também para ele.
- Redução da ansiedade: permitindo à mãe assumir o controle dessa jornada, com o parto planejado e o acompanhamento médico devido, é possível que a ansiedade do momento seja reduzida.
Obstetra em Caxias do Sul
Escolher o profissional que acompanhará você durante toda a gravidez é fundamental. E, mais do que isso, é preciso encontrar quem entenda suas queixas e vontades durante esse período especial.
A Dra. Fernanda Castilhos possui o conhecimento médico e humano para fornecer as respostas para suas dúvidas e oferecer o apoio e cooperação que a gestação requer.