Tudo o que você precisa saber sobre Implanon
O receio de uma gravidez indesejada vem fazendo que diferentes métodos contraceptivos sejam cada vez mais procurados pelas mulheres.
Entre esses métodos está a aplicação do Implanon, que recentemente vem ganhando mais atenção por conta de sua praticidade e eficácia.
Nesse artigo, você terá respostas para diferentes dúvidas sobre esse método contraceptivo!
O que é o Implanon?
O Implanon é de tamanho similar ao de um palito de fósforo, em formato de cápsula, e com 4 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro.
A ação anticoncepcional desse método consiste no impedimento da liberação do óvulo no ovário, além de alterar a secreção do muco no colo do útero para dificultar a entrada dos espermatozoides.
Isso é possível devido à presença de etonogestrel, um hormônio que deriva da progesterona.
O Implanon é introduzido sob a pele da mulher, por meio de um aplicador descartável, e funciona com a liberação contínua do etonogestrel, que passa do Implanon para a corrente sanguínea.
O procedimento deve ser feito por um médico especializado e a sua eficácia é garantida, superando alguns dos métodos contraceptivos já conhecidos, como os anticoncepcionais e a ligadura, por exemplo.
O Implanon é recomendado para mim?
Com alta eficácia, esse procedimento é destacado e indicado para as mulheres que buscam praticidade nos métodos contraceptivos.
Uma recomendação frequente dos médicos é que o implante seja feito em mulheres que não se adaptam ao uso periódico de anticoncepcionais por via oral, por exemplo.
O Implanon também é uma indicação para as mulheres que possuem alguma contraindicação ao uso de anticoncepcionais à base de estrogênio ou, ainda, para aquelas que sofrem com sintomas com os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e às mulheres que estão na fase de amamentação após parir.
Quais as contraindicações para o uso do Implanon?
Apesar de muito indicado e destacado por conta de sua praticidade e eficácia, o Implanon possui algumas contraindicações para quém apresenta os seguintes quadros:
- Trombose aguda recente;
- Icterícia ou doença de fígado grave;
- Câncer dependente de progestagênios;
- Sangramentos vaginais de origem desconhecida;
- Alergia aos componentes do Implanon.
Em caso de ocorrência de alguma dessas situações pela primeira vez durante o uso do Implanon, há a necessidade de busca imediata por ajuda médica.
Além disso, o Implanon é contraindicado para mulheres que estão em período de gravidez, sendo necessária a realização de teste de gravidez em caso de dúvidas sobre a situação.
Quais os efeitos do Implanon?
Após sua aplicação, o Implanon necessita de uma fase de adaptação da mulher. O período dura de 3 a 6 meses e é marcado por alterações no funcionamento do organismo e, dessa forma, exige uma certa paciência.
Entre os sintomas do período de adaptação, destacam-se os que afetam a rotina menstrual da mulher, como irregularidade menstrual e escapes de sangue fora do período.
Além disso, é destacável que após a adaptação a mulher pode deixar de menstruar, mas, no entanto, apresentar sangramentos irregulares ou menstruações em volume menor.
A ação do efeito anticoncepcional do Implanon pode durar, em média, por até 3 anos após sua aplicação.
Aplicação e retirada do Implanon
Tanto a aplicação quanto a retirada do Implanon deve ser feita por uma médica especializada com esses procedimentos. Além disso, é destacável que a retirada do método contraceptivo com eficácia depende diretamente da inserção dele de forma correta.
Ambos os procedimentos recebem o uso de anestésico local para sua realização e contam com um baixíssimo risco de complicações.
Além disso, é importante destacar que a retirada do Implanon pode ser feita a qualquer momento escolhido pela paciente.
Implanon em Caxias do Sul
Na Clínica Dra. Fernanda Castilhos, localizada em Caxias do Sul, você conta com o cuidado de uma profissional qualificada e com toda a estrutura que é necessária para procedimentos de aplicação ou retirada de Implanon.
Clique aqui, marque uma consulta para conversar sobre o Implanon.