Todos
Sexualidade feminina
Quando falamos em saúde da mulher, além das características ginecológicas, também estamos falando sobre a sexualidade feminina.
Isso porque, quando todos os aspectos relacionados à sua vagina estão alinhados, as chances de que sua vida sexual seja beneficiada se tornam maiores. Da mesma forma, quando existe algum problema no seu íntimo, a mulher tende a ter sua vida sexual e prazer afetados.
Felizmente, hoje já existem algumas indicações para promover a melhora da saúde e da sexualidade da mulher. Saiba mais!
Estética íntima e qualidade de vida sexual
Assim como a estética facial e corporal, a melhora da estética íntima também tem muita influência na vida da mulher – inclusive na parte sexual. Em outras palavras, quando a mulher não se sente à vontade com a sua região íntima, as chances de que ela se sinta desconfortável durante o sexo são maiores.
A aparência da vulva, a coloração da vagina – que devido a hábitos como a depilação e o uso de roupas apertadas acaba ficando escurecida –, bem como a flacidez dos grandes e pequenos lábios, podem afetar diretamente a autoestima e confiança da mulher, influenciando negativamente na sua qualidade de vida sexual.
Quais as principais queixas na região íntima?
Além de queixas como o ressecamento e as fissuras vaginais, existem ainda as atrofias na mucosa ou nos tecidos. Na maior parte dos casos, essas queixas estão relacionadas a mudanças hormonais, que podem ser causadas pela gestação, amamentação, menopausa ou doenças específicas. Além disso, alguns quadros são agravados pelo processo de envelhecimento, que reduz drasticamente a produção de colágeno e a elasticidade da pele.
Em alguns casos, essas queixas também vêm acompanhadas de dor durante a relação sexual, por isso, vale destacar: não é normal sentir dor ou desconforto durante o sexo e não é normal sentir dor na vagina no dia a dia. Portanto, não se acostume com isso! Busque um profissional, e lembre-se de que sempre existem opções de tratamento para melhorar esses aspectos.
Ginecologia regenerativa
Com o autocuidado cada vez mais em alta, as mulheres passaram então a se observar mais e buscar formas de melhorar e manter o seu bem-estar íntimo. Nesse contexto, surgiu o que chamamos de “ginecologia regenerativa”, uma área que reúne opções diversas, para tratar as queixas relacionadas à região íntima da mulher e promover sua qualidade de vida.
Atualmente, um dos pontos que a ginecologia regenerativa preza é o de que a mulher não deve se acostumar com desconfortos. Afinal, para todas as queixas existem tratamentos.
Um dos mais utilizados nesta área é o laser de CO2 íntimo, indicado para estimular a produção de colágeno e melhorar a elasticidade, textura e hidratação da região. Com isso, é esperado que as fissuras e a flacidez diminuam. Além disso, em alguns casos, pode ser recomendado o preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno e até toxina botulínica para a região íntima.
Ginecologista em Caxias do Sul
A ClínicaDra. Fernanda Castilhos dispõe de diversos serviços para cuidar da sua saúde íntima e sexual. Afinal, queremos ver nossas pacientes felizes, explorando com confiança tudo que sua sexualidade permitir – seja através de um tratamento estético ou funcional.
Entre em contato e agende a sua consulta com a Dra. Fernanda. Vamos adorar receber você!