Por que há uma demora para diagnosticar endometriose?
Cerca de uma a cada dez brasileiras pode estar sofrendo com a endometriose. Uma condição silenciosa, mas que prejudica a qualidade de vida da mulher com os malefícios que traz à sua saúde.
Outra característica da endometriose é a demora para realizar seu diagnóstico. Nesse artigo, procuramos explicar o porquê disso. Confira!
Conhecendo a endometriose
Antes de entendermos o porquê da demora do diagnóstico para endometriose, precisamos compreender o que é, de fato, essa condição.
A endometriose nada mais é que uma modificação na normalidade do funcionamento do organismo que acontece de maneira inflamatória, provocada por células do endométrio (revestimento interno do útero) que, ao invés de serem expelidas, caem no ovário ou cavidade abdominal, multiplicando-se e causando sangramentos.
A condição pode começar ainda na adolescência, e o principal sinal de alerta é quando as cólicas se tornam incapacitantes e cada vez mais intensas. Entre alguns dos principais sintomas da endometriose, estão:
- Fortes cólicas menstruais;
- Dor no fundo da vagina durante a relação sexual;
- Uma dor na região pélvica fora do período menstrual;
- Dores ao momento de urinar ou evacuar;
- Dificuldade para engravidar.
Por que existe uma demora para diagnosticar endometriose?
Uma das principais características da endometriose é a demora para o seu diagnóstico, e isso se deve a uma série de fatores.
Baixo conhecimento sobre endometriose
Uma das causas que contribui na demora para o seu diagnóstico é a falta de conhecimento. E isso diz respeito tanto ao desconhecimento dos pacientes quanto ao não comparecimento em consultas de rotina com a ginecologista.
Confundir os sintomas com: dor pélvica crônica, desconforto menstrual e dores durante relações sexuais adia a procura por ajuda por parte da mulher.
Diante de uma consulta humanizada, uma médica preocupada com a qualidade de vida da sua paciente vai querer investigar a possibilidade de endometriose logo nos primeiros sinais.
A variedade de sintomas
Esse é outro fator que contribui na demora para diagnosticar a endometriose. Afinal, devido a diversidade de sintomas, a endometriose pode ser confundida com outras condições, como cistos ovarianos ou doenças inflamatórias.
Por isso, há necessidade de investigar o quanto antes a possibilidade de endometriose e outros problemas relacionados.
O diagnóstico por Ecografia 3D e Ressonância Magnética
Hoje, a investigação para o diagnóstico da endometriose pode ser feita através de duas formas: a Ecografia 3D e a Ressonância Magnética. Ambas os métodos apresentam eficiência diagnóstica e necessitam de uma preparação intestinal prévia.
Contudo, a confirmação do diagnóstico, quando necessário, pode ser feita através da videolaparoscopia.
Cirurgia minimamente invasiva para endometriose
Em caso de endometriose diagnosticada, é necessário realizar o tratamento e, nesse caso, muitas mulheres procuram pelas cirurgias menos invasivas. Afinal, dessa forma elas podem voltar às atividades do dia a dia com rapidez, além de sentirem um desconforto muito menor durante e depois do procedimento.
Videolaparoscopia para endometriose
Sua realização é feita com o auxílio de uma endocamera inserida por uma pequena abertura na região inferior do corpo. Por sua vez, a endocamera é uma microcâmera que permite que o profissional analise o tecido interno da paciente, identificando a presença da endometriose e outros problemas de saúde na região.
Dessa forma, o procedimento é feito de forma pouco invasiva, podendo ser mais confortável à paciente.
Para conhecer mais sobre esse procedimento, confira nosso conteúdo completo sobre o assunto!
Tratar endometriose em Caxias do Sul
Assim como toda condição, a endometriose envolve diversos fatores que podem mudar entre as pacientes. O entendimento de tudo isso passa pela companhia de uma boa profissional, que esteja focada em dar todo o suporte necessário à paciente.
A Dra. Fernanda Castilhos, realiza atendimentos em Caxias do Sul, você encontra um ambiente de acolhimento e o cuidado de uma profissional que está sempre procurando evoluir para oferecer o melhor às suas pacientes.