Cirurgia Robótica Ginecológica

Toda cirurgia é delicada e envolve riscos. E quando falamos do tratamento da região íntima e órgãos reprodutores femininos, como o útero, cada movimento deve ser feito com muita cautela e precisão, evitando quaisquer lesões no local. Para melhorar esse processo tão importante para revitalização da saúde feminina, surge a Cirurgia Robótica Ginecológica.

Com o passar dos anos, o procedimento cirúrgico robótico evoluiu e, hoje, é uma técnica que oferece um procedimento mais confortável e seguro às pacientes, além de ser menos invasivo e na maioria das vezes acelerar a recuperação.

Vamos agora, nesse artigo, conhecer um pouco sobre essa técnica tão moderna e agregadora quando se trata dos cuidados com o bem-estar e saúde íntima feminina.

O que é a Cirurgia Robótica Ginecológica?

A cirurgia robótica surgiu em meados dos anos 1990, mas foi apenas em 2005 que esse método passou a ser utilizado na cirurgia ginecológica, nos Estados Unidos.

É uma cirurgia minimamente invasiva, realizada no sistema reprodutor feminino com o auxílio de um sistema robótico, composto por um console de controle, um braço robótico e instrumentos cirúrgicos especiais.

Essa técnica permite a realização de pequenas incisões, por onde será introduzido uma câmera na paciente, possibilitando uma visualização mais precisa da região que está sendo operada.

Como é feita a Cirurgia Robótica Ginecológica?

O médico manipula o robô através de um console com joysticks. Por meio das incisões, é introduzida uma microcâmera, além de instrumentos especiais.

A partir disso, o cirurgião inicia o procedimento sem a necessidade de tocar na paciente. Os únicos profissionais que têm contato com ela são o anestesista e os auxiliares responsáveis pela troca dos instrumentos durante a operação.

Assim, todo o processo é comandado pelocirurgião responsável e os movimentos realizados pelo robô proporcionando uma cirurgia mais rápida e precisa.

Benefícios da Cirurgia Robótica Ginecológica

Esse método representa o avanço da medicina e da tecnologia acerca de procedimentos a fim de revitalizar a saúde feminina, afinal, a precisão aquedada nos movimentos garante que as consequências do procedimento sejam mínimas ou inexistentes.

H3. Mais precisão e segurança

Devido ao manuseio dos instrumentos cirúrgicos ser efetuado por robôs, os movimentos são mais firmes, precisos e seguros, caso aconteça uma ação impensada, os braços do robô travam imediatamente.

Recuperação mais rápida

A cirurgia robótica ginecológica demanda menos incisões, consequentemente agilizando a recuperação da paciente e permitindo um curto período de internação e um retorno mais rápido às atividades cotidianas.

Minimamente invasivo

Como já mencionamos, o número menor de incisões garante que a cirurgia seja menos invasiva. Além disso, todo o procedimento utiliza uma câmera de reprodução 3D, que amplia as imagens e facilita a visualização e o controle da médica no momento da cirurgia.

Chance reduzida de lesões

Com cortes menores, menos tempo de internação e uma precisão maior, a paciente tem menos riscos de desenvolver infecções hospitalares, sangramentos e lesões durante e após o procedimento.

Cirurgia Robótica Ginecológica em Caxias do Sul e região

O método da cirurgia robótica ginecológica, assim como outros procedimentos que utilizam o sistema robótico para cirurgia, deve ser realizado por um profissional capacitado nesta técnica, assim como toda a equipe que vai participar da operação.

Em Caxias do Sul, a Dra. Fernanda Castilhos está habilitada para realização do procedimento, sendo a única médica ginecologista a realizá-lo na cidade. Independente dos modernos recursos, o ambiente humanizado, com acolhimento e atenção é uma das prioridades em todos os atendimentos.

Entre em contato e agende sua consulta!

Precisa de Ajuda? Fale Conosco!