A importância dos exames ginecológicos de rotina
O atendimento ginecológico é imprescindível para que a mulher possa prevenir doenças e conhecer melhor o seu corpo, por meio da resolução de dúvidas em relação a temas como a vida sexual e o planejamento familiar, por exemplo.
No entanto, devido à falta de conhecimento e/ou acesso, muitas mulheres são privadas dos inúmeros benefícios das consultas e exames ginecológicos de rotina. Nesse artigo, você conhece mais sobre o tema!
O que é uma consulta ginecológica de rotina?
Nas consultas ginecológicas de rotina, o profissional de saúde realiza perguntas acerca do histórico familiar e rotina da paciente. Isso ajuda na identificação de possíveis fatores de risco na saúde da mulher.
Durante a consulta, a ginecologista também realiza exames clínicos nas mamas da paciente, a fim de prevenção, junto a uma série de exames de rotina que são fundamentais para sua saúde.
Quais são os exames ginecológicos de rotina?
Tudo depende das particularidades da paciente e da idade. Mas, de forma geral, os exames de rotina são:
Papanicolau
Também conhecido como preventivo, o papanicolau é um dos exames ginecológicos de rotina.
Sua função é a detecção de lesões no colo do útero, e o material coletado durante o exame é analisado em um laboratório.
Dependendo do resultado da análise, pode ser solicitada uma colposcopia para se chegar a um diagnóstico mais preciso.
Colposcopia
Esse exame ginecológico de rotina se utiliza de um aparelho chamado colposcópio. Por meio dele, graças às suas lentes especiais, é possível aumentar a visualização da região em até 40 vezes.
Dessa forma, é possível obter uma análise precisa da parte interna da vagina e, também, do colo do útero da paciente.
Exame especular
O exame especular é realizado a fim de identificar a presença de corrimentos e inflamações que, caso identificados, devem ser investigados com o objetivo de detectar a presença de uma possível doença. Sua realização é por meio da visualização da vagina e do colo do útero.
Ultrassonografia transvaginal
Trata-se de um exame de imagem a fim de visualizar útero, tubas uterinas e ovários (os chamados órgãos pélvicos).
O exame se destaca por ser indolor, e seu intuito é a identificação de cistos e demais problemas que afetam a região pélvica da paciente.
Mamografia
Esse é um exame ginecológico de rotina comum para mulheres com mais de 40 anos. No entanto, cabe destacar que, em caso de histórico familiar, a mamografia deve ser realizada com antecedência, a fim de identificar problemas na região.
A importância das consultas e exames ginecológicos de rotina
Como podemos observar, a importância dos exames ginecológicos de rotina é enorme para a saúde da mulher.
Portanto, a recomendação é iniciar as consultas logo no surgimento das primeiras características sexuais femininas e manter anualmente, independentemente de queixas específicas ou não.
As consultas e exames de rotina desempenham um papel imprescindível na prevenção e detecção de doenças que, apesar de silenciosas, podem prejudicar muito a qualidade de vida e o bem-estar da mulher.
Além disso, cabe destacar que o acompanhamento ginecológico adequado ajuda no esclarecimento de dúvidas importantíssimas em relação à vida sexual feminina, à TPM e a outros temas que afetam constantemente a vida das mulheres.
Essas consultas e exames ginecológicos de rotina permitem, também, a detecção precoce de problemas de saúde, facilitando o tratamento e reduzindo os possíveis danos.
Exames ginecológicos de rotina em Caxias do Sul
Cabe destacar que a conexão entre profissional e paciente é imprescindível para a qualidade do acompanhamento ginecológico, tanto na realização de consultas quanto de exames.
Por isso, encontrar um ambiente de acolhimento e empatia é fundamental! Em Caxias do Sul, a Dra. Fernanda Castilhos busca a humanização em seu atendimento